Protótipos robóticos de baixo custo

Projetos de baixo custo envolvendo tecnologias emergentes estão sendo desenvolvidos em escolas através de projetos maker a fim de disseminar a cultura do “faça você mesmo”.

Com o objetivo de aprimorar o raciocínio lógico, a robótica é desenvolvida utilizando softwares para a programação e placas controladoras como o Arduíno.

Como informação, no endereço eletrônico (https://www.arduino.cc/pt/software) estão armazenados os tutoriais para começar a utilizar o Arduíno e o software.

Porém, talvez o maior custo nos projetos de robótica para os iniciantes, seja a aquisição de uma placa controladora, contudo, há no mercado, sites que podem vender uma placa por menos da metade do preço.

Fonte: Pixabay

Aprender robótica ajuda a desenvolver a criatividade

A inovação pode vir da imaginação. Assim, a utlização de sucatas em protótipos, além de estimular a criatividade, pode torná-lo um projeto de baixo custo

Além do mais, caixas de papelão, rodas de carrinhos de brinquedos, latas, quase todos materiais reciclados são motivos de inspiração para futuros projetos, basta idealizar.

Quais materiais devo adquirir para começar na robótica?

Além da placa controladora e do software para programar, alguns materiais são de suma importância para elaborar um protótipo de robô, são eles: alicate, ferro de solda, tesoura, chave de fenda, bateria, cola quente, leds, potenciômetros, entre outros.

Visto que, estes materiais podem ser adquiridos através de doações ou mesmo, pedir emprestado do vizinho. Ah! Não esqueça de devolver!

Brincadeiras à parte, os materiais de eletrônica como conectores e motores de 3v e 6v, em muitos casos, são muito baratos, e podem ser comprados pela internet como novos ou usados.

Fonte: Pixabay

A robótica e o futuro

O ensino da robótica é fundamental nos dias atuais. Assim como as discussões, a pesquisa e os trabalhos envolvendo internet das coisas e inteligência artificial.

Além do mais, a dependência dessas tecnologias no futuro é o pilar motivacional para se dar grande importância aos projetos de robótica começados com sucatas. Como dito anteriormente, não é necessário ter muitos recursos para planejar e colocar em prática a montagem de robôs.

Então, quem sabe você comece hoje mesmo! Faça e incentive seus pais e amigos a participar de projetos. A disponibilidade de vídeos na internet é enorme. Faça você mesmo!

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.